sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - CAMPINA GRANDE - PB

PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria de Fátima Ribeiro Gouveia
Articuladora Municipal do PDE/GESTAR I e II/PRALER/ESCOLA ATIVA
O Município de Campina Grande, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura – SEDUC, em parceria com o Ministério da Educação – MEC representado pela Secretaria de Educação Básica – SEB. Implanta, desde 2001, o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR e o Programa de Apoio à Leitura e à Escrita – PRALER, através do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, mediante convênio nº 840.443/2003. Estes Programas têm a finalidade de contribuir para a qualidade e a autonomia dos professores na sua prática pedagógica.
Diante do exposto, conscientes da necessidade de empreender coletivamente esforços em prol de novos cenários educacionais e de construir uma Escola Viva e Inclusiva, a SEDUC sistematizou a Formação Continuada para Educadores em Funções Docentes.
A implantação e implementação dos Programas GESTAR E PRALER no município de Campina Grande – PB têm revelado a importância da formação continuada para o exercício do aprofundamento teórico, crítico e reflexivo da prática do professor. Problematizar a prática é, em si, uma prática, e o programa de formação fornece uma oportunidade sem igual para sua aquisição. A problematização se constitui, para nós, num instrumento por excelência para a reflexão e transformação.
Durante os encontros de formação, os cursistas tomam consciência de suas limitações, quanto aos conteúdos e metodologias a serem desenvolvidas em sala de aula, revelam interesse em aprofundar seus conhecimentos e demonstram receptividade frente à proposta teórico-metodológica discutida nas oficinas.
Neste contexto, é importante destacar, também, a vontade política do governo municipal em garantir a formação continuada, o empenho da coordenação e das formadoras, proporcionando os avanços de análise e reflexão crítica da sistematização de formação, configurando uma política de valorização do desenvolvimento pessoal-profissional dos educadores e das escolas, uma vez que o ambiente escolar vem se configurando em espaço de estímulo à experimentação e à inovação de trabalho pedagógico.

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