sexta-feira, 4 de setembro de 2009

GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR

Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR
GESTAR I (Implantação e Expansão)

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar se propõe a instaurar um processo de construção do conhecimento que considere e valorize a formação inicial e prática do professor, sem reduzir esse processo a um treinamento de caráter tecnicista ou a uma capacitação que pressuponha “dar capacidade” ao professor para o exercício de seu trabalho. O referido Programa apresenta-se como um conjunto de ações articuladas para serem desenvolvidas junto a professores que atuam nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) do Ensino Fundamental ou Ciclos, voltado para o estudo sobre o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e Matemática.
No ano de 2002, a proposta inicial de formação continuada em serviço oriunda do MEC - GESTAR Implantação foi sistematizado em oito escolas, com oficinas de 2 horas semanais, o que implicava na substituição do professor.
Em virtude da realidade do município, percebemos que esta proposta se tornou inviável, pois a formação nas escolas não surtia uma eficácia desejada, uma vez que o espaço físico, o número de educadores por escola e a realização de atividades artístico-culturais (músicas, teatros, danças, experimentos e jogos) com as crianças durante as oficinas, não garantiu uma aplicabilidade adequada do trabalho.
Neste sentido, com relação aos fatores mencionados acima, organizamos os cursistas das oito escolas em dois blocos, denominados Bloco I e Bloco II, formando duas turmas, sistematizando as oficinas em um único dia (terças-feiras), nos turnos manhã e tarde.
Em 2003, o programa foi expandido para mais 12 escolas, surgindo o GESTAR Expansão com mais quatro turmas, funcionando com a mesma sistemática de blocos, em dois dias (quartas e quintas-feiras), nos turnos manhã e tarde.
As oficinas eram realizadas por meio de sessões semanais, com carga horária mensal de 8 horas, alternando entre as áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
Atualmente, o MEC sistematizou o Programa GESTAR, implementando-o para a modalidade de GESTAR I – Língua Portuguesa e Matemática.
No ano de 2006, o município de Campina Grande optou pela formação continuada em serviço GESTAR I – Língua Portuguesa, obedecendo a mesma sistemática do GESTAR EXPANSÃO. Essa formação objetiva abordar a intervenção pedagógica a partir da compreensão de que a linguagem se dá em processos reais de comunicação como texto/discurso.
Os conteúdos estudados com os educadores do GESTAR encontram-se organizados pelo Programa em cadernos, denominados TPs (Teoria e Prática) por meio dos quais são apresentados aos professores conteúdos, sugestões de atividades e reflexões metodológicas, voltadas para a aplicabilidade destes conteúdos em sala de aula. Ao todo o programa possui oito cadernos: TP1 – Planejando o Ensino de Língua Portuguesa; TP2 – Linguagem, Língua, Discurso e Texto; TP3 – Processos de Leitura e de Produção de Textos; TP4 – Leitura e Produção de Textos narrativos ficcionais; TP5 – Leitura e Produção de textos : História em Quadrinhos, Textos Jornalísticos e Textos Publicitários; TP6 – Leitura e Produção de Texto Poético, Texto Epistolar e Texto Informativo; TP7 – Literatura Infantil; TP8 – Análise Lingüística.
O GESTAR Língua Portuguesa possui ainda uma ação de Apoio à Aprendizagem dos alunos, organizada, também, em cadernos denominados AAA’s. As atividades de Apoio a Aprendizagem são situações didáticas propostas aos alunos que podem ser implementadas em sala de aula ou em aulas de apoio pedagógico.

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