sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PROGRAMA ESCOLA ATIVA

PROGRAMA ESCOLA ATIVA
Maria de Fátima Ribeiro Gouveia
Articuladora Municipal PDE / GESTAR I e II / PRALER / ESCOLA ATIVADeusamar da Costa Ramos Martins
Articuladora Pedagógica da Estratégia ESCOLA ATIVA

• Supervisoras da Estratégia ESCOLA ATIVA
Emmanoel de Souza Benevides
Inácia Roselli de Queiroz Farias
Iraguaci José da Costa
Maria Luciélia Rocha
Simony Araújo de Morais

No Município de Campina Grande – PB a Estratégia Metodológica Escola Ativa foi implantada em 2002 com cinco escolas da Zona Rural cuja realidade era multisseriada. Posteriormente, foi realizada a expansão para mais cinco escolas.
Atualmente a Estratégia foi transformada em Programa e compõe vinte e sete escolas da Zona Rural, estas com realidade multiciclo, sendo vinte e três destas distribuídas nos três distritos: Catolé de Boa Vista, Galante, São José da Mata e quatro na Zona Rural de Campina Grande.
No Programa Escola Ativa a formação em serviço – Microcentros (oficinas e planejamentos) - visam promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem, reflexão na prática pedagógica, qualificação do educador e inovações na sala de aula.
Para tanto, promove-se a incorporação de articuladoras e supervisoras para que sejam assessores pedagógicos desses educadores, facilitando a execução dos compromissos e/ou encaminhamentos firmados nos Microcentros.
OBJETIVOS
• Estabelecer a articulação e interação entre articuladoras, supervisoras e educadores;
• Promover estudos que oportunizam aos educadores organizarem e construírem novos conhecimentos, bem como discutirem as dificuldades em relação ao processo ensino-aprendizagem;
• Favorecer estratégias que proporcionem melhores resultados da aprendizagem dos alunos nas escolas públicas do Ensino Fundamental nas áreas rurais atendidas pelo programa;
• Fortalecer a relação entre a escola e a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário