sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PROGRAMA DE APOIO À LEITURA E À ESCRITA - PRALER

PROGRAMA DE APOIO À LEITURA E À ESCRITA - PRALER

O Programa PRALER privilegia como proposta pedagógica o desenvolvimento da consciência fonológica do sistema da língua (a correspondência fonema-grafema) e a construção de procedimentos mais amplos de leitura a partir do convívio intenso dos alunos com textos de diversos gêneros em situações lingüisticamente significativas, que se realiza em processos reais de comunicação. Assim sendo, foi direcionado para professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental (Alfabetização e 1ª série).
Os estudos fundamentam-se nos cadernos de Teoria e Prática (TP’s): A Descoberta da Leitura e da Escrita (TP1); Do Texto à Sílaba (TP2); Leitura e Produção de Textos (TP3); Caderno de Psicopedagogia com as seguintes temáticas: Identidade Profissional; Concepções de Desenvolvimento e Aprendizagem; Relações entre Desenvolvimento e Aprendizagem; Interações Sociais na Origem do Desenvolvimento e Aprendizagem; Formação de Conceitos no Processo Ensino e Aprendizagem; Processos Psicológicos envolvidos no Ensinar e no Aprender; O Lúdico e o Imaginário no Desenvolvimento e na Aprendizagem; Dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário