tag:blogger.com,1999:blog-82507204158875337262024-03-05T17:34:59.319-08:00GESTÃO VIRTUAL DO CONHECIMENTO MATEMÁTICOFátima Gouveiahttp://www.blogger.com/profile/06032349066296166899noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-8250720415887533726.post-14956641329801974972009-09-04T07:04:00.000-07:002012-08-30T12:55:21.278-07:00PROGRAMA ESCOLA ATIVA<div align="justify">
<span style="color: #990000; font-size: 130%;"><b>PROGRAMA ESCOLA ATIVA</b></span><br />
<b><span style="color: #000099;">Maria de Fátima Ribeiro Gouveia<br /><span style="font-size: 85%;">Articuladora Municipal PDE / GESTAR I e II / PRALER / ESCOLA ATIVA</span>Deusamar da Costa Ramos Martins<br /><span style="font-size: 85%;">Articuladora Pedagógica da Estratégia ESCOLA ATIVA</span><br /><br />• Supervisoras da Estratégia ESCOLA ATIVA </span></b></div>
<div align="justify">
<b><span style="color: #000099;">Emmanoel de Souza Benevides<br />Inácia Roselli de Queiroz Farias<br />Iraguaci José da Costa</span></b></div>
<div align="justify">
<b><span style="color: #000099;">Maria Luciélia Rocha<br />Simony Araújo de Morais<br /></span></b><br />
No Município de Campina Grande – PB a Estratégia Metodológica Escola Ativa foi implantada em 2002 com cinco escolas da Zona Rural cuja realidade era multisseriada. Posteriormente, foi realizada a expansão para mais cinco escolas.<br />
Atualmente a Estratégia foi transformada em Programa e compõe vinte e sete escolas da Zona Rural, estas com realidade multiciclo, sendo vinte e três destas distribuídas nos três distritos: Catolé de Boa Vista, Galante, São José da Mata e quatro na Zona Rural de Campina Grande.<br />
No Programa Escola Ativa a formação em serviço – Microcentros (oficinas e planejamentos) - visam promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem, reflexão na prática pedagógica, qualificação do educador e inovações na sala de aula.<br />
Para tanto, promove-se a incorporação de articuladoras e supervisoras para que sejam assessores pedagógicos desses educadores, facilitando a execução dos compromissos e/ou encaminhamentos firmados nos Microcentros.<br />
<span style="color: #990000; font-size: 130%;"><b></b></span></div>
<div align="justify">
<span style="color: #990000; font-size: 130%;"><b>OBJETIVOS</b></span><br />
• Estabelecer a articulação e interação entre articuladoras, supervisoras e educadores;<br />
• Promover estudos que oportunizam aos educadores organizarem e construírem novos conhecimentos, bem como discutirem as dificuldades em relação ao processo ensino-aprendizagem;<br />
• Favorecer estratégias que proporcionem melhores resultados da aprendizagem dos alunos nas escolas públicas do Ensino Fundamental nas áreas rurais atendidas pelo programa;<br />
• Fortalecer a relação entre a escola e a comunidade.</div>
Fátima Gouveiahttp://www.blogger.com/profile/06032349066296166899noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8250720415887533726.post-46386044181768761872009-09-04T06:30:00.000-07:002009-09-04T06:31:38.388-07:00PROGRAMA DE APOIO À LEITURA E À ESCRITA - PRALER<div align="justify"><span style="color:#990000;"><strong>PROGRAMA DE APOIO À LEITURA E À ESCRITA - PRALER<br /><br /></strong></span>O Programa PRALER privilegia como proposta pedagógica o desenvolvimento da consciência fonológica do sistema da língua (a correspondência fonema-grafema) e a construção de procedimentos mais amplos de leitura a partir do convívio intenso dos alunos com textos de diversos gêneros em situações lingüisticamente significativas, que se realiza em processos reais de comunicação. Assim sendo, foi direcionado para professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental (Alfabetização e 1ª série).<br />Os estudos fundamentam-se nos cadernos de Teoria e Prática (TP’s): A Descoberta da Leitura e da Escrita (TP1); Do Texto à Sílaba (TP2); Leitura e Produção de Textos (TP3); Caderno de Psicopedagogia com as seguintes temáticas: Identidade Profissional; Concepções de Desenvolvimento e Aprendizagem; Relações entre Desenvolvimento e Aprendizagem; Interações Sociais na Origem do Desenvolvimento e Aprendizagem; Formação de Conceitos no Processo Ensino e Aprendizagem; Processos Psicológicos envolvidos no Ensinar e no Aprender; O Lúdico e o Imaginário no Desenvolvimento e na Aprendizagem; Dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem.<br /><br /></div>Fátima Gouveiahttp://www.blogger.com/profile/06032349066296166899noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8250720415887533726.post-15546032684569014882009-09-04T06:27:00.001-07:002012-08-30T12:56:12.432-07:00GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR<div align="justify">
<span style="color: #990000;"><b>Gestão da <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_0">Aprendizagem</span> Escolar – <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_1">GESTAR</span></b></span></div>
<div align="justify">
<span style="color: #990000;"><b>GESTAR I (Implantação e Expansão)</b></span></div>
<div align="justify">
<br />
O Programa Gestão da <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_2">Aprendizagem</span> Escolar se propõe a instaurar um processo de construção do conhecimento que considere e valorize a formação inicial e prática do professor, sem reduzir esse processo a um <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_3">treinamento</span> de <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_4">caráter</span> <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_5">tecnicista</span> ou a uma <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_6">capacitação</span> que pressuponha “dar capacidade” ao professor para o exercício de seu trabalho. O referido Programa apresenta-se como um conjunto de <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_7">ações</span> articuladas para serem desenvolvidas junto a professores que <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_8">atuam</span> nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) do Ensino Fundamental ou Ciclos, voltado para o estudo sobre o ensino-<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_9">aprendizagem</span> da Língua Portuguesa e Matemática.<br />
No ano de 2002, a proposta inicial de formação continuada em serviço oriunda do <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_10">MEC</span> - <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_11">GESTAR</span> Implantação foi <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_12">sistematizado</span> em oito escolas, com oficinas de 2 horas semanais, o que implicava na substituição do professor.<br />
Em virtude da realidade do município, percebemos que esta proposta se tornou inviável, pois a formação nas escolas não surtia uma eficácia desejada, uma vez que o espaço físico, o número de educadores por escola e a realização de <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_13">atividades</span> artístico-culturais (músicas, teatros, danças, experimentos e jogos) com as crianças durante as oficinas, não garantiu uma aplicabilidade adequada do trabalho.<br />
Neste sentido, com relação aos <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_14">fatores</span> mencionados acima, organizamos os cursistas das oito escolas em dois blocos, denominados Bloco I e Bloco II, formando duas turmas, <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_15">sistematizando</span> as oficinas em um único dia (terças-feiras), nos turnos manhã e tarde.<br />
Em 2003, o programa foi expandido para mais 12 escolas, surgindo o <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_16">GESTAR</span> Expansão com mais quatro turmas, funcionando com a mesma sistemática de blocos, em dois dias (quartas e quintas-feiras), nos turnos manhã e tarde.<br />
As oficinas eram realizadas por meio de sessões semanais, com carga horária mensal de 8 horas, alternando entre as áreas de Língua Portuguesa e Matemática.<br />
<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_17">Atualmente</span>, o <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_18">MEC</span> <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_19">sistematizou</span> o Programa <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_20">GESTAR</span>, implementando-o para a modalidade de <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_21">GESTAR</span> I – Língua Portuguesa e Matemática.<br />
No ano de 2006, o município de Campina Grande optou pela formação continuada em serviço <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_22">GESTAR</span> I – Língua Portuguesa, obedecendo a mesma sistemática do <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_23">GESTAR</span> EXPANSÃO. Essa formação <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_24">objetiva</span> abordar a intervenção pedagógica a partir da compreensão de que a linguagem se dá em processos reais de comunicação como texto/discurso.<br />
Os conteúdos estudados com os educadores do <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_25">GESTAR</span> encontram-se organizados pelo Programa em cadernos, denominados <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_26">TPs</span> (Teoria e Prática) por meio dos quais são apresentados aos professores conteúdos, sugestões de <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_27">atividades</span> e reflexões metodológicas, voltadas para a aplicabilidade destes conteúdos em sala de aula. Ao todo o programa possui oito cadernos: <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_28">TP</span>1 – <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_29">Planejando</span> o Ensino de Língua Portuguesa; <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_30">TP</span>2 – Linguagem, Língua, Discurso e Texto; <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_31">TP</span>3 – Processos de Leitura e de Produção de Textos; <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_32">TP</span>4 – Leitura e Produção de Textos narrativos ficcionais; <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_33">TP</span>5 – Leitura e Produção de textos : História em <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_34">Quadrinhos</span>, Textos <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_35">Jornalísticos</span> e Textos <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_36">Publicitários</span>; <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_37">TP</span>6 – Leitura e Produção de Texto Poético, Texto Epistolar e Texto Informativo; <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_38">TP</span>7 – Literatura Infantil; <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_39">TP</span>8 – Análise <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_40">Lingüística</span>.<br />
O <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_41">GESTAR</span> Língua Portuguesa possui ainda uma <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_42">ação</span> de Apoio à <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_43">Aprendizagem</span> dos alunos, organizada, também, em cadernos denominados <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_44">AAA</span>’s. As <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_45">atividades</span> de Apoio a <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_46">Aprendizagem</span> são situações <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_47">didáticas</span> propostas aos alunos que podem ser implementadas em sala de aula ou em aulas de apoio pedagógico. </div>
<div align="justify">
</div>
<div align="justify">
</div>
Fátima Gouveiahttp://www.blogger.com/profile/06032349066296166899noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8250720415887533726.post-30891542458034646742009-09-04T06:23:00.000-07:002009-09-04T06:59:49.530-07:00PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE - ESCOLA<div align="justify"><a href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCWWAo2_IgWRKajBK-0cJ4PXgxIYMyytQbOAUmdGicFRiZn2lMZWzXgDw9EI4nf1OzUr2ALAGs5DWK96Kwt3QTrzHtRmTsuPW1hRfW3UQICGrpePFZMqg3aizZLQb6pNkoDsoUCYLOp5s/s1600-h/PDE.png"></a><br /><span style="font-size:130%;color:#990000;"><strong>O que é ?<br /></strong></span><br />É um plano do Ministério da Educação que:<br /><br />prioriza uma educação básica de qualidade com investimentos também em educação profissional, ensino superior e educação à distância;<br /><br />prevê um conjunto de ações em parceria com os entes federados, instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e outros ministérios, numa ampla mobilização social;<br />estabelece metas de qualidade para a educação básica, incluindo acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino.<br /><br /><strong><span style="font-size:130%;color:#990000;">Objetivo<br /></span></strong><br />Melhorar a qualidade da educação básica por meio do assessoramento técnico e financeiro do Ministério da Educação e da mobilização de recursos e de parcerias da sociedade em apoio ao trabalho dos Estados, Distrito Federal e municípios em suas redes de ensino.<br /><br /><span style="font-size:130%;color:#990000;"><strong>Quem pode participar<br /></strong></span><br /><br />Todos os Estados, Distrito Federal e municípios poderão aderir ao Compromisso, assinando o Termo de Adesão e se comprometendo com o cumprimento das metas do IDEB.<br /><br /><span style="font-size:130%;color:#990000;"><strong>Componentes<br /></strong></span><br />Diretrizes para os sistemas de ensino.<br /><br />Tecnologias Educacionais para apoiar os sistemas públicos de ensino na melhoria dos indicadores da educação básica.<br /><br />Metas do IDEB para escolas das redes estaduais e municipais.</div>Fátima Gouveiahttp://www.blogger.com/profile/06032349066296166899noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-8250720415887533726.post-74567899333302723842009-09-04T05:31:00.000-07:002012-08-30T12:55:47.808-07:00PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - CAMPINA GRANDE - PB<div align="justify">
<span style="color: #990000;"><b><span style="font-size: 130%;">PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA</span></b></span></div>
<div align="justify">
<span style="color: #000099; font-size: 85%;"><b>Maria de Fátima Ribeiro Gouveia</b></span></div>
<div align="justify">
<span style="font-size: 78%;"><span style="color: #000099; font-size: 85%;"><b>Articuladora Municipal do PDE/GESTAR I e II/PRALER/ESCOLA ATIVA</b></span><br /></span><span style="color: #990000;"><b>O Município de Campina Grande, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura – SEDUC, em parceria com o Ministério da Educação – MEC representado pela Secretaria de Educação Básica – SEB. Implanta, desde 2001, o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR e o Programa de Apoio à Leitura e à Escrita – PRALER, através do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, mediante convênio nº 840.443/2003. Estes Programas têm a finalidade de contribuir para a qualidade e a autonomia dos professores na sua prática pedagógica.<br />Diante do exposto, conscientes da necessidade de empreender coletivamente esforços em prol de novos cenários educacionais e de construir uma Escola Viva e Inclusiva, a SEDUC sistematizou a Formação Continuada para Educadores em Funções Docentes.<br />A implantação e implementação dos Programas GESTAR E PRALER no município de Campina Grande – PB têm revelado a importância da formação continuada para o exercício do aprofundamento teórico, crítico e reflexivo da prática do professor. Problematizar a prática é, em si, uma prática, e o programa de formação fornece uma oportunidade sem igual para sua aquisição. A problematização se constitui, para nós, num instrumento por excelência para a reflexão e transformação.<br />Durante os encontros de formação, os cursistas tomam consciência de suas limitações, quanto aos conteúdos e metodologias a serem desenvolvidas em sala de aula, revelam interesse em aprofundar seus conhecimentos e demonstram receptividade frente à proposta teórico-metodológica discutida nas oficinas.<br />Neste contexto, é importante destacar, também, a vontade política do governo municipal em garantir a formação continuada, o empenho da coordenação e das formadoras, proporcionando os avanços de análise e reflexão crítica da sistematização de formação, configurando uma política de valorização do desenvolvimento pessoal-profissional dos educadores e das escolas, uma vez que o ambiente escolar vem se configurando em espaço de estímulo à experimentação e à inovação de trabalho pedagógico. </b></span></div>
Fátima Gouveiahttp://www.blogger.com/profile/06032349066296166899noreply@blogger.com0